segunda-feira, 3 de maio de 2010

Leia o texto, PRECISAMOS DO SEU APOIO

Passaram-se quatro anos desde que milhares de ex-funcionários da aviação brasileira receberam uma revoltante notícia. Depois da queda da Varig, seja por irresponsabilidade dos seus gestores ou descaso do Governo, os aposentados deixaram de receber integralmente sua aposentadoria. Para não mentir, receberiam uma mísera porcentagem do total, nada de benefício, mas um GOLPE que fere a dignidade e o comprometimento desses idosos com o futuro de suas famílias e suas próprias vidas!

Só que a palavra “golpe” não estava nos planos desses cidadãos, que pagaram a vida inteira um fundo de pensão, do próprio bolso, do próprio salário, na certeza de que poderiam garantir uma velhice tranqüila, na companhia da família, da esposa, dos filhos, dos netos e dos amigos. Eles jamais imaginaram sofrer um golpe como esse.

Para contextualizar, acompanhe rapidamente um resumo simples e direto da injustiça:
Com a quebra da Varig, o fundo de pensão Aerus, que tinha a União como agente fiscalizador, ficou sem recursos para pagar seus milhares de contribuintes. É exatamente nesse ponto que é preciso tocar. A União é a ÚNICA responsável, por lei, por fiscalizar e garantir a segurança dos fundos de pensão e seus assegurados. É dela a responsabilidade pelos contribuintes, em quaisquer circunstâncias. E foi em nome da lei, que de tribunal em tribunal, uma liminar determinou que a União assumisse a dívida e pagasse integralmente o que era de direito dos aposentados e pensionistas. Porém, quatro anos se passaram e nada de dinheiro. E como se não bastasse, no dia 17 de março de 2010, quando tudo parecia estar a favor, visto que se trata de uma causa ganha tanto por lei como pela opinião pública, ministros votaram pelo adiamento do pagamento dos aposentados e enterraram mais uma vez o assunto.

A espera é uma bomba relógio no colo de cada aposentado. Muitos, desesperados, com um dinheiro miserável que sequer sustenta suas necessidades básicas, deixaram de lutar pela vida. A mortalidade desse grupo de pessoas subiu assustadoramente, os óbitos aumentaram mais de 20%. Milhares de famílias brasileiras ligadas a esses trabalhadores estão sofrendo. Contas a pagar, dívidas, depressão, tristeza, dor, doenças sem tratamento adequado por falta de recursos, mortes...

Por mais de 20 anos esses profissionais deram dinheiro para um fundo de pensão em busca de uma aposentadoria digna. Não é justo que toda essa contribuição tenha sido varrida do mapa, para longe de seus verdadeiros donos, por entraves jurídicos, políticos e econômicos. O dinheiro é deles, por direito, e a União deve pagar, como foi determinado por lei. Hoje, aeronautas e aeroviários que não exercem mais a profissão precisam recuperar suas vidas, ceifadas por um governo confuso e sem prioridades. O País, que surfa nas marolinhas, comemora um PIB satisfatório e chega a distribuir dinheiro para os colegas do exterior, sem olhar para o próprio umbigo, é o mesmo que sustenta dívidas inconseqüentes com uma parte significativa que merece o respeito do Brasil, os aposentados.

Esse blog tem um cunho absolutamente social, sendo totalmente apolítico, contudo, não fecha os olhos perante os panos sujos do Governo. Querem distribuir dinheiro? Como quiserem, desde que assuntos como esse sejam resolvidos. Querem abrir a torneira e lavar as mãos de figuras duvidosas da política brasileira e mundial? Tanto faz, contanto que as necessidades da população brasileira sejam atendidas, ouvidas e valorizadas. A questão é: O Brasil deve e NÃO PAGA para seus próprios cidadãos, filhos de uma pátria mãe nem tão gentil assim.

Sem “juridiquês”, esse blog pretende fazer esse caso chegar ao maior número possível de brasileiros. A população precisa saber a gravidade do que está acontecendo. Homens e mulheres da chamada melhor idade brasileira (ou pelo menos deveria ser...) estão sendo desrespeitados, menosprezados e escanteados. Será que o motivo seria a pouca expressividade de voto nas urnas dessa pequena milha de vítimas, perante um Brasil de 192 milhões de pessoas? Auto lá, senhores candidatos, nem tão pequena assim... Esse blog tem a missão de tornar público esse golpe para o resto da população! É por causa disso que trabalhadores aposentados estão tendo suas vidas abreviadas, ou seja, pais estão morrendo, avôs estão morrendo...

É um assunto muito sério, por isso, pedimos o seu apoio na divulgação desse blog e também do nosso Twitter (www.twitter.com/avioesabatidos), para que possamos devolver a dignidade e a vontade de viver desses trabalhadores que fizeram sua parte na construção da história desse país.

Afinal, o Governo vai pagar o que está devendo para esses trabalhadores ou continuar voando com o dinheiro público?

Preste atenção no depoimento desses aposentados, em programa exibido na GNT, no dia 1º de dezembro de 2006. Se naquela época eles estavam assim, imagina hoje, depois de quatro anos sem receber aposentadoria, muitos vivendo na miséria, sem ter dinheiro para comer ou pagar seus medicamentos...

20 comentários:

  1. Eu não tenho vergonha de ser honesto!Porém,neste país do faz de conta e da roubalheira,ser honesto leva sempre desvantagem.Aqui infelizmente o crime compensa haja vista tantos colarinhos brancos que já foram pegos e todo mundo sabe quem são,ninguém está preso e também nada foi devolvido.Estão todos muito bem obrigado.Quanto a nós que fomos descontados na fonte por anos afio,hoje amargamos a derrota por termos cumprido honestamente tudo aquilo que nos exigiram.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vivemos em um país aonde as leis só são aplicadas ¨contra¨os pobres os que não tem padrinhos influentes.
    Vejam o caso da procuradora que torturou uma criança de dois anos e um juiz reinvindica à lei Maria da Penha.

    ResponderExcluir
  3. Como filho de aposentado AERUS me sinto muito triste de ver tudo que o meu pai fez,contruir economisando com sua conta AERUS por 32 anos , virar agua e sumir no ar ....
    O que dizer para uma pessoa de 74 anos quando lhe tiram o "chao"?
    Que voce pode recomecar e que amanha e um novo dia?
    Roubo...foi o que aconteceu!!!!

    Infelizmente...o relogio ta contando e o tempo disponivel ja nao e tao grande...
    Resta a estes o calor e o suporte de seus filhos......

    R.Degow
    Emirates Airlines

    ResponderExcluir
  4. Essa injustiça toda com os aposentados do AERUS da VARIG só vai ser resolvida com mobilização política e as devidas medidas legislativas.
    Poderá ser feita tanto em âmbito nacional como regional.
    Abraços a todos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog.
    Esta é mais uma forma de mostrar ao povo, a injustiça que esta sendo feita pelo governo aos aposentados do AERUS.
    Porém a solução é política e judiciária. Enquanto não houver boa vontade de pelo menos um deles, infelizmente não teremos solução.
    Abraço a todos os Aeroviários e Aeronautas sofredores do AERUS. Que Deus tenha pena de nós, pois eles não têm.

    ResponderExcluir
  6. Nõs somos um Brasil sem responsabilidade contratual, juizes, ministros do supremo buscam nas entrelinhas da lei tudo que eh possivel para nao decidir, entramos no Aerus com respaldo governamental, acreditando na lei que somente o brasileiro TRABALHADOR obedece, pois os nomeados pelo povo para cumprir um papel de administrador se voltam contra o povo de forma lamentavel.

    ResponderExcluir
  7. Corações e aviões abatidos: http://www.youtube.com/watch?v=8vpK8Tt458k&feature=player_embedded.

    Abraços,
    Amaury Guedes

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos criadores do blog. Um canal fantastico para mostrar ao Brasil e ao mundo as injustiças cometidas contra os aposentados e pensionistas do AERUS. Grato Luiz Alberto Carneiro Fernandes-aposentado Varig/Aerus após 33 anos de voo.

    ResponderExcluir
  9. Uma vergonha o que acontece com os aposentados do AERUS. Prova que temos políticos incompetentes e aproveitadores. Lembro dos aposentados que foram ao escritório político de dois deputados aproveitadores, um que diz que luta pelos aposentados e outro que diz que luta pelos direitos do consumidor.

    Espero que neste ano de eleições, nossos aposentados do AERUS não se entreguem as promessas infundadas de alguns sindicalistas e deputados safados.

    Até sempre

    César de Holanda

    ResponderExcluir
  10. A Varig merecia melhor atenção do governo Lula.

    Se alguns dirigentes erram feio - e erraram - o governo Lula ajudou a fundar de vez a nossa Varig.

    Quem sabe, a Jusitça ajuda a reparar parte da omissão do governo Lula...

    Viva a Varig! Fora Lula e a "cumpanherada" que só mama e não trabalha...

    ResponderExcluir
  11. NEUSA FEITAL RUTHNER28 de maio de 2010 às 08:51

    PARABÉNS PELO BLOG,ESSE VEICULO VAI APROXIMAR MAIS ESSE GRUPO JÁ TÃO DESILUDIDO COM A POSTURA DOS NOSSOS POLITICOS.COMO VIUVA DE UM APOSENTADO,(COPILOTO FREDI)ME EMPENHO EM MANTER-ME INFORMADA,E ORAR MUITO PARA QUE ESSA SITUAÇÃO TOME UM RUMO FAVORAVEL À TODOS NÓS!!GRANDE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  12. Nenhum credor ficou falido com as dívidas da Varig, a não ser os aposentados do AERUS.
    Não dá pra entender essa tal de recuperação judicial: Preserva-se a empresa e leva a falência os mais pobres, justamente os que mais precisavam , os aposentados.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,
    O que algumas pessoas ainda não perceberam é que o mais legal desse blog é justamente a característica apolítica. O objetivo é responsabilizar a União e ponto. O que se busca é um resgate de dignidade para os aposentados que estão sofrendo com essa situação, é puramente social. As críticas ao descaso não são direcionado a um, dois ou mil partidos. E sim, a uma sociedade que não cobra e a um grupo de políticos (DE DIFERENTES PARTIDOS POLITICOS) que não paga a quem é dono de direito do dinheiro. Parabéns pelo belo trabalho que esta sendo feito. E principalmente parabéns a todos que estão apoiando: políticos do partido que for ou ateus da política, pouco importa, desde que haja um coração pulsante e sensibilizado com essa violência contra quem não tem mais como se defender.

    ResponderExcluir
  14. Anos de voos seguros,sábados,domingos,feriados,horas e horas dentro do aviao,noites e noites sem dormir.Transportando passageiros (e muitos políticos) com dedicação e profisionalismo.QUEREMOS O QUE É NOSSO.TRABALHAMOS POR ESSA APOSENTADORIA!Aposentados e pensionistas nunca desistirão.

    ResponderExcluir
  15. Aposentados do Aerus pedem solução para Lula

    http://www.aeroviarios.org.br/ultimas/28-geral/2169-aposentados-do-aerus-pedem-solucao-para-lula.html

    amaury.guedes@gmail.com
    Lao-tse:"Basta deixar a água enlameada parar para que ela se torne límpida, pois a lama irá repousar no fundo"

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Tenho em mãos uma carta que adquiri num antiquário em Porto Alegre, datada de 02 de agosto de 1944.Chama a atenção o papel e o envelope timbrados com os dizeres: "VARIG SERVIÇO AÉREO DO BRASIL". No corpo da carta fica claro a aflição das pessoas por notícias, que sem as facilidades de hoje, dependiam únicamente das entregas da Varig. Acredito que o governo vai sim honrar esta dívida, e espero que seja o mais rápido possível. Esta decisão é política, e precisa ser tomada urgentemente para consolidar a justiça e encaminhar de vez este país na consolidação de seu ordenamento jurídico.

    ResponderExcluir
  18. O MEU PAI QUE TAMBÉM TRABALLHOU NA AVIAÇÃO E PAGOU,PARA TER UMA VIDA MAIS TRANQUILA HOJE VIVE COM A GRAÇA DE DEUS,POIS MEM DINHEIRO PARA COMPRA SEUS REMEDIOS ELE TEM,SE PRECISA DE UM MEDICO TEM QUE ESPERA PELO SUS,ISSO É UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS.O PIOR DE TUDO é QUE MEM SATISFAÇÕES ELES Dão

    ResponderExcluir