quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Leitores dão seus depoimentos sobre o Caso dos Aposentados e Pensionistas Aerus / Varig

Estamos recebendo todos os dias comentários e depoimentos dos nossos leitores sobre o Caso dos Aposentados e Pensionistas do Aerus / Varig. São histórias com forte carga emocional que mostram a realidade dos que acompanham o drama dos Aposentados Aerus, como é o caso dos “filhos do Aerus”, Luiz Ferreira de Almeida Junior e Juliana Bernardo, assim como quem vive na pele o que é viver sem os 92% da pensão que deveria receber, como é o caso do Aposentado Aerus Varig, Nilton A. Zamoura. Se você, leitor, quiser enviar um relato, um comentário ou alguma sugestão para o blog, o e-mail para contato é avioesabatidos@gmail.com. Leia abaixo os depoimentos, agradecemos mais uma vez a sua visita!

Nilton A. Zamoura – Aposentado Aerus / Varig

Prezados amigos e irmãos abandonados pelo Governo

O meu nome é Nilton Alabarce Zamoura. Trabalhei 42 anos na VARIG. Fui um dos primeiros a aderir ao AERUS, fui diretor social do GEFUVAR (Clube de funcionários da Varig no Rio de Janeiro), fui apresentador dos shows que a Varig promovia, por ocasião das festas de Natal. Recordo minhas palavras, no palco instalado no hangar da área industrial no galeão, durante determinada festa: AERUS o nosso melhor presente... No entanto, os anos passaram. Hoje, estou com 76 anos, e já com o quarto marca passo mantendo meus batimentos cardíacos, pagando com imenso sacrifício o meu plano de saúde e o de minha esposa, graças a uma pequena renda, obtida com organização de excursões.

Fui Variguiano de vestir a camisa, orgulhosamente, tive a honra de trabalhar ao lado de Rubem Berta. Hoje, existe o desalento, a decepção, as lágrimas, a saudade daqueles tempos memoráveis, em que pagávamos ao AERUS, na certeza de que nossa aposentadoria e a nossa velhice seriam calmas e tranqüilas.

Choramos a morte de tantos companheiros, principalmente, nossos bravos pilotos que levaram a bandeira do Brasil pelos quatro cantos do planeta, e hoje, estão abandonados, esquecidos e injustiçados, por um governo que não cumpre as leis, e tira covardemente dos aposentados os direitos adquiridos ao longo de suas vidas de trabalho.

Quero parabenizar aos nossos líderes nesta luta. Lamento não ter mais forças para acompanhá-los em sucessivas viagens a Brasília e manifestações em aeroportos. O emocional é muito forte para mim, e temo cair fulminado por um colapso cardíaco.

Que deus abençoe todos os envolvidos na nossa luta, e que lá no céu, nossos saudosos companheiros possam interceder por nós junto a Jesus, com a ajuda de todos os santos, principalmente Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores, para que restabeleçam nossos pagamentos imediatamente, inclusive os atrasados, para que possamos pagar nossas dívidas.

Luiz Ferreira de Almeida Junior, filho de um Aposentado Aerus Varig

A situação é dramática para todos, sou filho de um Aposentado Aerus / Varig e fico vendo a grande injustiça desse nosso Governo para com os aposentados e ex-trabalhadores da antiga Varig. Hoje, tenho que ver meu pai aos 63 anos tentando arrumar um emprego nessas empresas aéreas regionais. Ele trabalhou na Varig por quase 32 anos na área da manutenção e chegou a inspetor de manutenção de aeronaves.

Foi uma humilhação o que este Governo fez com os ex-trabalhadores e aposentados. Muitos desses profissionais estão tentando arrumar um emprego, mas chegam a ser humilhados. Às vezes, mesmo bem de saúde, muitos são descriminados pela sua idade. Em outras palavras, só faltam ser chamados de velhos...

No último dia 20 de agosto, um dia depois da notícia da decretação da falência da Varig, o Dr. Maia noticiou em seu blog que a notícia da falência não é ruim, e sim boa. Ele diz que agora as coisas podem tomar outro rumo.

Em vários momentos as autoridades do Governo referiam que a não decretação da falência da empresa era um empecilho ao desenvolvimento congruente de qualquer proposta. A rigor, entendiam que o fato de a empresa estar em recuperação judicial dificultava o acordo e a contração de uma saída negociável. Do ponto de vista da direção política, portanto, entende-se que é possível aprofundar a construção de um acordo. Na área jurídica, a situação também passa a ficar mais clara. Agora, é a vez do rateio e realização efetiva do ativo-ecomômico-financeiro da massa falida.

De outro lado, há pouco foi publicada a decisão do Desembargador Federal que aceitou a convolação - já que todos gostaram da palavra do agravo de instrumento em retido. Isso quer dizer que, em pouco tempo, é possível que tenhamos o julgamento da ação civíl pública na 14º vara Federal. A decretação da falência não foi ruim. Ao contrário, já estava efetivamente falida, faltando apenas que removesse o cadáver da sala. O terrível era a situação como estava, falida de fato, mas os credores fazendo de conta que acreditavam na recuperação da empresa.

Por último, o AERUS se mantém como credor absolutamente privilegiado. A noticia, portanto, não é ruim. Ao contrário, abrem-se várias portas e se assume publicamente que o primeiro grande processo de recuperação judicial do Brasil, com toda lesão imposta aos trabalhadores e aposentados, foi um gigantesco fracasso.

E o fracasso deve ficar evidente, à luz de todos, para que as autoridades ajam com mais seriedade ao tratar dos interesses dos trabalhadores e aposentados. Então, caros colegas, temos que ficar de olhos abertos para nossa situação do AERUS e cobrar dos interventores o que vai acontecer lá no Aerus, principalmente, sobre os valores que ainda se encontram no caixa.

Da última vez que tive notícias dos planos em liquidação é que, realmente, o pagamento está agendado para até o mês de Fevereiro, mas também tenho informações que o Aerus ainda possui algumas ações que podem ser negociadas e postas à venda para prolongar mais os pagamentos.

Esse momento é desesperador, mas temos que acreditar na justiça e em Deus, que vai achar uma saída para os Aposentados Aerus, ou por meio da justiça ou por meio do STF para julgar a defasagem tarifária. Vamos crer em Deus, rezar para que a justiça seja feita. Que Deus esteja ao lado das autoridades para agilizar o mais rápido possível a nossa solução.

Juliana Bernardo, filha de uma Aposentada Aerus Varig

Boa a idéia do blog! Minha mãe (Comissária Meg) trabalhou por 34 anos na Varig pagando este AERUS e não chegou a se aposentar pelo AERUS, ou seja, pagou, pagou, pagou para não receber nada depois! Nem um centavo do que ela investiu foi usado! Quando a Varig faliu faltavam dois anos para ela realmente parar de voar e começar a usar o AERUS, pois ela ainda estava na ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário