quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aposentados Aerus Varig - Nunca é tarde para se corrigir uma INJUSTIÇA

Segue um texto enviado pelo aposentado Contreiras, ex-comandante da VARIG e contribuinte do AERUS.

" Desde a intervenção Federal nos institutos AERUS / AEROS, mais de 400 aposentados já faleceram. A relação pode ser conferida nos institutos de Seguridade Social – SEGURIDADE SOCIAL???

Quantos mais precisarão morrer para que o governo se conscientize da injustiça que está sendo cometida contra nossa categoria?

A situação em que os Institutos se encontram foi motivada, em parte, pelos planos econômicos inconseqüentes que levaram as companhias aéreas a não poderem cumprir com seus compromissos com o AERUS e AEROS e também por falha da administração que tiveram e conivência e a participação da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) permitindo atos irregulares e ilícitos.

O órgão que devia fiscalizar, não fiscalizou, pelo contrário, pactuou com os desmandos das empresas. Não somos nós, aposentados, que devemos pagar por erros que não cometemos.

Contribuímos anos a fio para ter uma aposentadoria que nos desse tranquilidade no ocaso de nossas vidas, uma aposentadoria que, sem ser milionária como muitas “neste país”, nos permitiria viver com dignidade, o que não ocorre mais nos dias de hoje quando, para grande parte, faltam recursos para as necessidades indispensáveis como, por exemplo, medicamentos.

Pior do que morrer são as condições de vida que muitos estão levando. Depois de uma vida profícua de trabalho tornaram-se dependentes da ajuda dos filhos, parentes e amigos.

Considerando que a grande parte tem mais de 70, 80 e até 90 anos, somos uma categoria que não tem mais tempo para esperar. Já estamos esperando há mais de quatro anos!

Registre-se que grande parte ajudou a escrever a história da aviação comercial do Brasil. Muitos de nós somos da época do saudoso e famoso DC-3 que foram comprados como sobras da 2ª Guerra Mundial. Alguns voaram até mesmo aviões mais antigos, dos primórdios da aviação.

Tanto o pessoal de terra, como de vôo, pertencemos a uma categoria que embora sentindo na carne as conseqüências nefastas do confisco de suas aposentadorias, jamais apelou para a baderna ou qualquer ato menos digno.

Não queremos privilégios nem benesses, queremos “JUSTIÇA”.

Queremos de volta nossas aposentadorias. Nunca é demais repetir: “PAGAMOS POR ELA”.

Trata-se “APENAS” de devolver “O QUE É NOSSO!!!”

Pela atenção de quem tem as condições e o poder de corrigir uma INJUSTIÇA, "
Paulo Drumond de Macedo Contreiras

P.S. – O colega Contreiras aposentou-se aos 60 anos de idade como Comandante Master de BOEING-747, popularmente chamado como JUMBO, após contribuir por 37 anos ao INSS. Na época de sua aposentadoria, foi calculado o percentual de 6,7 salários mínimos. Hoje, após 18 anos de aposentado, recebe pouco mais de 3 salários mínimos. A continuar as coisas como estão, ele calcula, que daqui alguns anos estará ganhando apenas 1 salário mínimo, apesar da CONSTITUIÇÃO FEDERAL na Seção III da Previdência Social, ART. 201 V ɠ 4º dizer: “É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes em caráter permanente o valor real conforme critérios em lei. (redação pela emenda constitucional nº 20 de 1998). SEM COMENTÁRIOS!!!

Nota: Segundo informação do AERUS, em 03/09/2010, desde 12 abril de 2006 até 31 de agosto de 2010, aconteceram cerca de 425 óbitos de assistidos. Neste total não estão incluídos os óbitos de ativos.